QUEM SOMOS

A noronhadesign é um escritório de Design Industrial e Comunicação sediado em Aveiro desde 2017. Caracteriza-se por uma equipa ágil e multidisciplinar que tem conseguido responder com elevado sentido de responsabilidade e criatividade aos desafios lançados pelos clientes.

O QUE FAZEMOS

Até agora, tivemos a oportunidade de trabalhar em áreas como a energia solar e climatização, equipamentos para poupança de água, mobiliário, guias turísticos, mobilidade suave, sistemas de tração, canópias, bancadas retráteis e telescópicas, solicitadoria, farmácia, móveis de cozinha, videovigilância, turismo, decoração, banca, restauração, iluminação e muitas outras. Todos estes projetos, desenvolvidos nos últimos anos, foram experiências inesquecíveis e que muito contribuem para enriquecer o debate e a visão sobre novos desafios.

COMO FAZEMOS

Na ambição dos projetos que desenvolvemos reside a premissa de inovar para atingir o estádio de excelência na gestão do design, que potenciará junto dos nossos clientes não só a liderança da oferta como o desenho de novos mercados. É precisamente nesta dimensão da inovação radical (semântica e sintática) que procuramos contribuir para a competitividade da Indústria, numa visão polinizada pela engenharia e pelo marketing, desenvolvendo novas abordagens projetuais centradas no utilizador.

PORQUE FAZEMOS

Acreditamos no Design como uma ferramenta estratégica e operativa ao serviço da Indústria, prevendo nessa dimensão constituir o contributo positivo da nossa colaboração.
Como afirmava António Barreto em Tempo de Mudança (1996) “Prever é sempre, um pouco, desejar”.

EQUIPA

ALEXIS ALMEIDA

Designer de produto
Licenciado em Design pela Universidade de Aveiro em 2014, conclui mestrado em Engenharia e Design de Produto dois anos depois. Vencedor do concurso “Design to the future” promovido pela CaetanoBus. Desde 2017 integra equipa da noronhadesign onde exerce funções de designer industrial, maquetização, apoio à industrialização e desenvolvimento de produto.

ÂNGELA ESPINHA

Marketeer
Formada em Design de Equipamento pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, iniciou-se no mundo do design de produto, mais precisamente no desenho de mobiliário. Pouco depois surgiu o desejo de aprofundar os seus conhecimentos e fez um mestrado na apaixonante cidade de Barcelona.
Por diversas circunstâncias do seu percurso, dedicou-se a diferentes áreas, entre elas o marketing digital em agências de comunicação, onde obteve mais conhecimentos sobre o mundo digital, mais especificamente nas redes sociais.

EDUARDO NORONHA

Gestor de design
Licenciado em Design pela Universidade de Aveiro, doutorado em Gestão de Design, Investigador do ID+ (Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura) e docente no curso de Design da Universidade de Aveiro. Fundador do atelier noronhadesign onde exerce funções de CEO. Colabora com a Indústria em regime de consultoria onde procura integrar a gestão vertical do design nas organizações. Formador Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional.

IVO DANIEL

Designer de comunicação e web
Licenciado em Design de Comunicação, mestre em Comunicação Multimédia frequenta atualmente o programa doutoral em Design da Universidade de Aveiro. Ivo Fonseca trabalhou em gabinetes em Aveiro no desenvolvimento de projetos de design ligados à áreas da identidade, impressão e multimédia. Atualmente, conjuga a docência no curso de Design da Universidade de Aveiro com a formação e a investigação na área do design da experiência, saúde e info-inclusão.

MARTA RODRIGUES

Designer de comunicação
Licenciou-se em Design na Universidade de Aveiro em 2019, tendo frequentado anteriormente os cursos de Design de Comunicação na ESAD Matosinhos e Arquitetura na Universidade do Porto.
Em 2018, integrou o grupo de imagem do GrETUA, sendo responsável pela direção gráfica de alguns projetos. Antes disso, colaborou com o grupo de imagem e comunicação do European Youth Parliament Portugal. Durante o percurso académico, percebeu que queria focar-se em comunicação gráfica, sendo essa a área que desenvolve atualmente na equipa.

PRÉMIOS

Vencedor da 2ª Edição do CALL FOR ACTION, ao abrigo do projeto METAL EMPREENDE, promovido pela AIDA - Associação Industrial do Distrito de Aveiro e co-financiado pelo FEDER através do COMPETE 2020, com a ideia de negócio “Mobiliário Vernacular”.

2018

1o Prémio de Design pela CLAP - Prémios Internacionais de Design Industrial e Design Gráfico. Categoria - Design Industrial: Melhor conceito de design, protótipos com alto valor inovador;

2017

Nomeação para o prémio internacional German Design Award 2019 na categoria Excellent Product Design, com o projeto Hoterway (ID) GDA2019-11540.

2018

PARCERIA

A Widea – Creative Agency é uma agência de comunicação sediada em Bragança que opera na área do design de comunicação junto de organizações públicas e empresariais na região de Trás-os-Montes. Desde 2019 a noronhadesign integra consórcio dedicado a desenvolver para aquela região um conjunto articulado de ações que visam promover o território na perspectiva do Turismo Nacional.